Sinais de recuperação no mercado asiática anima os mercados no dia de hoje.

Dados que mostram que a economia chinesa segue se recuperando de forma satisfatória impulsionam os mercados globais nesta terça-feira. O petróleo, que sobe mais de 1%, também dó fôlego extra aos negócios.

Marlon Scatolin 15/09/20 às 14:30
Sinais de recuperação no mercado asiática anima os mercados no dia de hoje.

Dados que mostram que a economia chinesa segue se recuperando de forma satisfatória impulsionam os mercados globais nesta terça-feira. O petróleo, que sobe mais de 1%, também dó fôlego extra aos negócios.

O destaque da agenda fica com o índice de atividade industrial Empire State nos Estados Unidos e as novas projeções da Secretaria de Política Econômica (SPE) para PIB e inflação.

A retomada dos testes clínicos da vacina da AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, animou os mercados globais e sustentou o otimismo dos investidores.

O principal índice da bolsa brasileira seguiu o bom humor visto no exterior e fechou o dia e em alta de 1,94% e as ishares com uma considerável de 3,26%.

Os agentes financeiros locais deixaram de lado a leitura fraca do IBC-Br, considerada como prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o BC, o índice subiu 2,15% em julho.

Outro ponto importante que ficou em segundo plano mas segue sendo monitorado de perto é o aumento das projeções do mercado para a inflação em 2020.

Novos dados da economia chinesa mostram que o país asiático segue se recuperando de forma satisfatório dos efeitos do coronavírus.

A produção industrial do país avançou 5,6% na base anual em agosto, acima das expectativas dos analistas. As vendas no varejo tiveram o primeiro mês positivo em 2020, avançando 0,5% em relação a agosto de 2020. Já o setor imobiliário indicou uma expansão nas vendas de moradias, com crescimento de 4,1% entre janeiro e agosto.

Os bons resultados impulsionaram os negócios na região e as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta, com exceção do índice Nikkei, no Japão.

Na Europa, a recuperação da economia também é o principal motor para as altas exibidas nesta manhã. O índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha, avançou inesperadamente em setembro. Com a notícia, as bolsas do continente ampliaram os ganhos.

No aguardo da decisão de política monetária do Federal Reserve, que será anunciada amanhã, os índices futuros em Nova York operam no positivo, continuando a tendência de alta observada ontem.

Na agenda de hoje temos destaque do dia na agenda doméstica vai para a divulgação dos novos parâmetros macroeconômicos, com estimativas para o PIB e Inflação pela Secretaria de Política Econômica (SPE) (10h30).

Os investidores também ficam de olho na participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no evento virtual Painel Telebrasil 2020 (9h).

Lá fora, o destaque da agenda fica com a divulgação do índice de atividade industrial Empire State, pelo Federal Reserve (9h30) e a produção industrial dos Estados Unidos (10h15).

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional