Ibovespa pode mexer com fala de Bolsonaro.

Bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, 13, seguindo o otimismo dos índices acinários em Nova York, que encerraram no azul na quarta-feira, com os dados de inflação maior nos Estados Unidos e com a notícia de que o governo americano vai comprar cem milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Moderna.


Depois do rali de ontem em Wall Street, os futuros dos índices norte-americanos operam em queda nesta manhã. Os investidores continuam de olho em Washington, onde os parlamentares tentam chegar a um acordo para um novo pacote de alívio do coronavírus para famílias e empresas americanas.

As bolsas europeias operavam no terreno negativo nesta manhã, com as atenções se voltando para os dados de pedidos de seguro-desemprego nos EUA, que serão divulgados nesta quinta, às 9h30, horário de Brasília.


Espera-se 1,1 milhão de trabalhadores tenha entrado com pedidos de seguro-desemprego pela primeira vez durante a semana encerrada em 8 de agosto. Isso seria menos que o registrado na semana anterior, mas ainda bem acima de qualquer leitura anterior à era pré-Covid.

Por aqui, a debandada da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, - que perdeu dois nomes importantes na terça à noite - azedou os humores. O Ibovespa fechou em leve queda e o dólar subiu, ambos na contramão dos mercados internacionais. Analistas de mercado avaliam que Guedes apostou alto demais ao acusar o que ele mesmo qualificou como uma “debandada” em sua pasta.


A defesa de Guedes da manutenção do teto de gastos, algo que os investidores veem com bons olhos e acompanham de perto, foi ecoada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro. Na quarta à noite, 11, após reunião no Palácio do Alvorada, Bolsonaro falou à imprensa na companhia dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre: “Nós respeitamos o teto dos gastos, queremos a responsabilidade fiscal”.

Resta saber se isso será o bastante para reanimar o mercado, que vê a agenda neoliberal de Guedes ruindo pouco a pouco. Alguns economistas, como Zeina Latif, apontam uma desconfiança de que Bolsonaro se deixe seduzir pela popularidade conquistada com o auxílio emergencial, o que ameaçaria a regra do teto.


É possível que os dados de serviços de junho, divulgados às 9h00 pelo IBGE, ajudem a trazer otimismo. A mediana das expectativas medida pela Broadcast é de alta de 4,35% ante maio, interrompendo uma sequência de quatro quedas. O indicador é importante, já que foi o setor mais afetado pelas medidas de quarentena e responde por dois terços do PIB brasileiro.


Agenda de hoje temos no exterior, além dos pedidos de seguro-desemprego nos EUA, a China divulgará, às 23h, horário de Brasília, dados de produção industrial de julho - com expectativa de alta de 5% - e vendas de varejo de julho - espera-se estabilidade.



Antes de falar em investimentos, vamos falar de alta performance. Nosso maior objetivo é entender as pessoas, processos e tecnologia. Entre em contato com a gente e venha fazer parte do nosso universo.

Instagram

REDES SOCIAIS

Copywrite Hightrading 2017 © Todos os direitos reservados.