Morning Call 28/05

Bom dia,

Marlon Scatolin 28/05/20 às 09:03
Morning Call 28/05

Bom dia,

No Brasil, um novo capítulo na novela política em Brasília. Dessa vez, o governo de Jair Bolsonaro volta a entrar em confronto com o Supremo Tribunal Federal, após operação que investigada aliados bolsonarista no inquérito que apura o financiamento e distribuição de fake news. Em reuniões emergenciais ontem, o presidente e sua equipe traçaram uma estratégia que confronta diretamente o Supremo.

No exterior, o dia amanhece com reações mistas nos mercados. Embora a reabertura econômica e o pacote bilionário anunciado pela União Europeia empolguem os investidores sobre as possibilidades de recuperação econômica pós-coronavírus, a escalada de tensão entre Estados Unidos e China, tendo Hong Kong como conflito central, preocupa.

Ontem o mercado de câmbio continua sendo favorecido pelo exterior mais tranquilo e ontem anotou a sua sexta baixa consecutiva.

A moeda americana recuou 1,27%, O Ibovespa também se recuperou de perdas recentes, avançando 2,71%, e as ishares ontem seguiram o mesmo movimento e fechou com uma alta de 4,55%.

Os negócios por aqui foram impulsionados pelo otimismo visto no exterior. Em primeiro plano, está o pacote de socorro bilionário anunciado pela União Europeia - o bloco disponibilizará 750 bilhões de euros aos seus Estados-membros com o objetivo de combater os impactos econômicos do coronavírus na região.

O anúncio europeu se soma aos diversos planos de estímulos anunciados pelos Estados Unidos nas últimas semanas, aumentando a percepção de que a recuperação econômica terá apoio das autoridades globais. Ainda relacionado ao coronavírus, a reabertura econômica na Europa em países como Itália, Espanha e França - também ajuda o cenário externo positivo.

Hong Kong no radar do mundo a tensão entre Estados Unidos e China deve seguir sendo observada de perto pelos investidores.

A relação dos países vem sendo deteriorada pelas acusações americanas sobre a responsabilidade do país asiático na pandemia do coronavírus e, mais recentemente, pelo desejo da China de endurecer a legislação em Hong Kong, com o objetivo de minar a interferência internacional na ilha. Nesta noite, após o fechamento dos negócios na Ásia, o legislativo do país autorizou a elaboração de uma nova lei de segurança nacional para Hong Kong pelo Comitê Permanente. Para os Estados Unidos, a decisão da China tira a autonomia da ex-colônia britânica. O Secretário do Comércio dos EUA, Wilbur Ross, disse à Fox Business que Trump estuda retaliações à atitude chinesa.

Além dos problemas diplomáticos com os Estados Unidos, a medida também tem motivado protestos em Hong Kong.

Na Ásia, os mercados fecharam sem uma direção definida, com o choque entre o otimismo com as reaberturas econômicas e as tensões entre EUA e China.

Na Europa, os investidores monitoram a situação em Hong Kong, mas seguem reagindo positivamente ao pacote de estímulos anunciado ontem no continente.

Hoje temos na agenda o IGP-M de maio será divulgado às 8h. Por volta das 10h30, o Governo Federal divulga o saldo das contas públicas. O resultado será comentado em coletiva pelo secretário do Tesouro, Mansueto Almeida. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga a taxa de desemprego, às 9h. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto participa de teleconferência promovida pelo BTG Pactial, às 18 horas.

No exterior, destaque para a segunda leitura do PIB do 1º trimestre dos Estados Unidos, às 9h30. No mesmo horário, temos o número dos pedidos de auxílio-desemprego no país.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional