Decisão da taxa básica Selic.

Investidores brasileiros possuem um dia de decisão pela frente. O Comitê de Política Monetária (Copom) decide hoje o futuro da taxa Selic. A maior parte dos analistas esperam um novo corte 'residual' de 0,25 ponto percentual e o fim do ciclo de cortes, como adiantado nos pronunciamento...

Marlon Scatolin 05/08/20 às 20:12
Decisão da taxa básica Selic.

Investidores brasileiros possuem um dia de decisão pela frente. O Comitê de Política Monetária (Copom) decide hoje o futuro da taxa Selic. A maior parte dos analistas esperam um novo corte 'residual' de 0,25 ponto percentual e o fim do ciclo de cortes, como adiantado nos pronunciamentos anteriores do Banco Central.

No exterior, o clima é de otimismo. Os investidores aguardam o desfecho das negociações em torno de um novo pacote de estímulos fiscais nos Estados Unidos e deixam de lado a queda no índice de serviços (PMI) chinês.

Ontem tivemos o Ibovespa indo mais uma vez na contramão dos mercados globais e fechou em queda de 1,57%, e as ishares caindo 1,13%, enquanto os mercados americanos tiveram mais um dia de alta.

A cautela doméstica se deu principalmente em torno dos papéis dos grandes bancos. O Itaú - que divulgou os seu resultado trimestral na última segunda-feira - teve queda de mais de 40% no lucro do segundo trimestre.

A notícia de que um projeto de lei que pode limitar os juros do cheque especial e do cartão de crédito também mexeu com os investidores.

Além disso, os ruídos envolvendo a proposta de reforma tributária do governo também ajudou a manter o clima de aversão ao risco.

No entanto, o câmbio teve um dia de alívio, apesar do clima no mercado local. A moeda americana fechou o dia cotado a R$ 5,2857, uma queda de 0,53% no spot.

Lá fora, os investidores seguem monitorando as negociações para a criação de um novo pacote de estímulos fiscais do governo americano para combater os efeitos do coronavírus.

O tema tem sido motivo de discórdia no Congresso americano. O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse acreditar que o pacote fiscal deva ser fechado até o fim de semana.

Mesmo assim, as bolsas asiáticas fecharam a maioria em alta, com exceção do índice Nikkei, no Japão. Os investidores do continente deixaram de lado a queda no índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços chinês. O indicador foi de 58,4 para 54,1 em julho.

Na Europa o clima também é de otimismo nesta manhã. Indicadores da economia local mostram que o velho continente se recupera dos danos causados pela pandemia, talvez não no ritmo acelerado que muitos esperam.

O PMI composto da zona do euro teve alta de 48,5 em junho para 54,9 em julho, porém, o PMI de serviços (54,7) ficou abaixo da leitura preliminar. As vendas no varejo também tiveram um bom desempenho, subindo 5,7% de maio para junho .

Em compasso de esperada pelo novo pacote de estímulo e refletindo os últimos balanços corporativos divulgados, os índices futuros amanhecem no verde em Wall Street.

Na agenda de hoje temos decisão do Copom, a expectativa é um corte de 0,25% na taxa básica Selic, também temos a participação do ministro Paulo Guedes em uma audiência virtual da comissão mista da reforma tributária as 11:00.

Nos Estados Unidos, temos a divulgação dos dados de emprego no setor privado, da ADP, e números da balança comercial do país. O PMI de serviços dos EUA também é divulgado nesta manhã.

Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional